segunda-feira, 5 de março de 2012

Lideres e Ministros de Louvor


"QUEM FAZ ALGO NA IGREJA PARA SEU PRÓPRIO PRAZER ACABA SE FRUSTRANDO E PERDENDO O INTERESSE, MAS QUANDO FAZEMOS PARA DEUS, NUNCA SE PERDE O INTERESSE, PORQUE NASCEMOS PARA ADORÁ-LO”.
ASAPH BARBA, MINISTRO DE LOUVOR.

           
QUEREM PARTICIPAR, QUEREM TOCAR, MAS ENSAIAR... ALGUNS, MARCADOS POR SEREM OS MELHORES NO QUE FAZEM NA IGREJA (OU ATÉ FORA DELA), PASSAM A FALTAR AOS ENSAIOS E DEPOIS ATÉ SE RECUSAM A TREINAR COM O GRUPO, DIZENDO QUE “NA HORA ELES VÃO SABER FAZER’: OUTROS DESANIMAM COM O PASSAR DAS SEMANAS, DOS MESES E LOGO COMEÇAM A PRIORIZAR OUTRAS ATIVIDADES”.

O LÍDER DO MINISTÉRIO VIDA NOVA MUSIC, RAMON TESSMANN, DECLARA QUE PESSOAS DESCOMPROMISSADAS DEVEM SER AFASTADAS DA OBRA ENQUANTO NÃO SE ACERTAM COM DEUS. “SE A OVELHA ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA, O LÍDER DEVE AJUDÁ-LA”. POR OUTRO LADO, VEMOS UMA MULTIDÃO DE PESSOAS DESLEIXADAS COM A OBRA DE DEUS, ATUANDO COM NEGLIGÊNCIA E TOTAL DESCOMPROMISSO COM O MINISTÉRIO. TAIS PESSOAS NÃO PODERÃO MINISTRAR NA CASA DE DEUS ENQUANTO NÃO TOMAREM UMA POSIÇÃO. A MAIOR DIFICUL­DADE DO LÍDER É ENCONTRAR PESSOAS QUE SÃO COMPROMISSADAS COM DEUS E NÃO COM SEUS INSTRUMENTOS. É FAZÊ-LAS ENTENDER QUE NÃO ESTAMOS TOCANDO OU CANTANDO PORQUE GOSTAMOS OU PORQUE TEMOS PRAZER NISSO. MAS EM PRIMEIRO LUGAR É PORQUE QUEREMOS ADORAR A DEUS', DESTACOU.

SEGUNDO O DIRETOR DE MÚSICA DA PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE VITÓRIA, LUCIANO MAMA DE CASTRO, A “AUSÊNCIA NOS ENSAIOS, ATRASO COM OS HORÁRIOS, FALTA DE PREPARO TÉCNICO E PROFUNDIDADE ESPIRITUAL E AUSÊNCIA DE INTIMIDADE COM O SENHOR TÊM MINADO A MOTIVAÇÃO DE MUITOS LÍDERES E LIDERADOS”. SEMPRE OUÇO DO MEU PASTOR QUE 'NÃO BASTA APENAS TERMOS MELHORES TÉCNICAS DE CANTO OU MUSICISTAS MAIS QUALIFICADOS, PRECISAMOS DE ADORADORES CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. O DESEMPENHO

DICAS PARA LÍDERES E LIDERADOS
PARA O LÍDER

• SAIA DA ROTINA. FAÇA DE CADA ENSAIO UMA OPORTUNIDADE PARA QUE OS LIDERADOS CRESÇAM ESPIRITUAL E TEORICAMENTE

• FAÇA FREQÜENTEMENTE UMA CONFRATEMIZAÇÃO ENTRE OS MEM­BROS DO GRUPO

• MUDE O LOCAL DOS ENSAIOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL, É CLARO. POR EXEMPLO, SE FOR UM GRUPO DE DANÇA OU TEATRO, ENSAIE UM DIA AO AR LIVRE, LEVE-OS A UM LUGAR ESPECIAL.

• MOSTRE SUA AUTORIDADE COMO LÍDER, COLOQUE REGRAS NO GRUPO. NÃO PERMITA QUE OS COMPONENTES FAÇAM O QUE QUISEREM OU FALTEM QUANDO ACHAREM QUE DEVEM FALTAR

• NÃO SEJA UM LÍDER AUTORITÁRIO, ISTO É, MANDÃO, QUE NÃO OUVE OS LIDERADOS, QUE É GROSSO AO FALAR, PREPOTENTE E QUE ACHA QUE SÓ A OPINIÃO DELE É QUE CONTA. UM LÍDER QUE AGE ASSIM "ESPANTA" OS SEUS LIDERADOS

• MANTENHA A ORDEM NO ENSAIO EVITANDO DISTRAÇÕES, BRIN­CADEIRAS E CONVERSAS PARALELAS QUE SÓ SERVEM PARA "ROUBAR A UNÇÃO"

• O TEMPO DO ENSAIO DEVE SER TAMBÉM UM TEMPO DE MINISTRA­ÇÃO, CEDENDO ESPAÇO PARA A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO.

• SAIA DA MESMICE. UTILIZE VÍDEOS, DVDS, REALIZE PALESTRAS, CON­VIDE PESSOAS PARA FALAREM A RESPEITO DA ÁREA COM A QUAL VOCÊS ESTÃO TRABALHANDO. SE FOR UM GRUPO DE LOUVOR, POR EXEMPLO, CHAME ALGUÉM PARA DAR UMA PALESTRA INTERESSANTE AO GRUPO.

• SAIBA PERCEBER QUANDO O LIDERADO É TÍMIDO. TRABALHE COM ESSE LIDERADO DE FONNA ESPECIAL, INCENTIVANDO-O. NÃO ACEITE PIADINHAS DE MAU GOSTO OU FALAS DESMOTIVANTES. ISSO FAZ COM QUE MUITOS SE SINTAM INCAPAZES E NÃO QUEIRAM MAIS VOLTAR AOS ENSAIOS

PARA O LIDERADO

• LEMBRE-SE: É POR MEIO DOS ENSAIOS QUE SE APRIMORA TANTO A PARTE ESPIRITUAL QUANTO A TÉCNICA

• FALTAR EM DEMASIA E SEM NECESSIDADE INTERROMPE ESSE APRIMORAMENTO. ISSO SERÁ RUIM PARA VOCÊ MESMO

• SE VOCÊ FOSSE O LÍDER, CERTAMENTE NÃO GOSTARIA QUE OS SEUS LIDERADOS FALTASSEM SEM UMA JUSTIFICATIVA CONVINCENTE. ENTÃO, NÃO AJA DA MESMA FORMA. COMUNIQUE SE HOUVER UMA IMPOSSIBILIDADE

• SEJA PARTICIPANTE E PERGUNTE SEMPRE QUE NÃO SOUBER DE ALGO OU QUANDO NÃO ENTENDEU. CASO NÃO QUEIRA INTERROMPER O ENSAIO, PERGUNTE AO FINAL DO MESMO.

• NÃO SEJA UM LIDERADO "PROBLEMA", AQUELE QUE VIVE FALTANDO, QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM DEUS E COM O SEU LÍDER E FAZ O QUE QUER.

• É NECESSÁRIA TOTAL CONCENTRAÇÃO DURANTE O ENSAIO, OBSER­VANDO AS ORIENTAÇÕES DO LÍDER, INFORMAÇÕES SOBRE ARRANJO, RÍTMICA, MÉTRICA, ETC.

REVISTA COMUNHÃO NOV. 2007 

Nenhum comentário:

Postar um comentário